Este artigo faz uma introdução aos fatores linguísticos e cognitivos envolvidos no processamento da leitura. Quanto aos fatores linguísticos, destacamos os seguintes níveis de processamento: fonológico, ortográfico, morfossintático, semântico e pragmático. No que tange ao processamento cognitivo, explicamos as estratégias mais proeminentes na literatura, como a ascendente (bottom up), a descendente (top down) e a integradora. Além disso, enfatizamos a estreita relação entre compreensão em leitura e memória, bem como o papel do conhecimento prévio e das características do texto na construção do conhecimento, como o fluxograma abaixo ilustra esse processo:
O
artigo retrata como são as estratégias de leitura que são implementadas nas
escolas atualmente. Como exemplo, o Brasil, além de ter muitos alunos que são
ótimos para aprender uma matéria, ou simplesmente a começar a ler outros tem
muita dificuldade no simples fato de começar a ler.
A
porcentagem de analfabetos no Brasil caiu um pouco, mas ainda é algo que
devemos nos preocupar, antes de finalizar fiz uma pesquisa e achei alguns dados
da UNESCO interessante:
“A UNESCO, organização das Nações Unidas para a
Educação, Ciência e Cultura, revela que cerca de 16% da população adulta
mundial não sabe ler nem escrever, dois terços são mulheres. O Dia
Internacional da Alfabetização foi assinalado a 8 de setembro. No nosso país,
há sinais de melhorias: 52,4% dos jovens dos 15 aos 24 anos afirmam que a
leitura é muito importante para a vida pessoal num inquérito feito em março
deste ano, no âmbito da avaliação externa do Plano Nacional de Leitura (PNL).
Em 2007, a percentagem era de 30,6%. Em cinco anos de existência, o PNL
"ajudou a reforçar as competências de leitura" e agora quase 99% dos
professores garantem que os seus alunos leem mais”. Sendo assim o analfabetismo, falta
de leitura e desinteresse das pessoas na leitura é algo de se preocupar, não
deixando nossa media aumentar e sim extinguir.
Sobre
a leitura pode-se ressaltar que é um processo flexível e ativo e que seu
objetivo pode mudar de acordo com o propósito do leitor, com suas vivências
cotidianas, com conceitos prévios, com o gênero discursivo, com a informação
veiculada, com o interesse e as condições emocionais do leitor. Devido a esses
aspectos um texto fica mais propício a ter pluralidade.
Então, a leitura e a linguagem, compreendidas como
lugar de interação humana e social, constituirão a si e ao sujeito não um
conjunto de códigos e normas irrevogáveis, mas um trabalho social e sempre em
curso. Portanto, se a aprendizagem da leitura quiser evoluir para o
desenvolvimento do sujeito, seu aqui e agora tem de ser respeitado e
valorizado. Seus conhecimentos prévios de mundo e de linguagem devem ser vistos
não como síntese do passado, mas como proposta de contribuição para leituras
futuras.
Há
diversos modos de aprender, o que mostra a singularidade dos indivíduos-
leitores. Além das leituras verbais, as quais são predominantes no ensino
escolar, há outras formas de leituras tais como; música, artes visuais, cinema,
quadrinhos, fotografia. Por isso as
instituições formais devem ampliar as formas de aprendizagem ao invés de
massificá-las, pois formar um leitor crítico e autônomo nos dias de hoje,
considerando o acesso quase ilimitado de textos, é algo mais do que necessário.
Complementando...
Indicamos o artigo de Rosângela Gabriel
que trata sobre a compreensão da leitura enquanto processo cognitivo e
também, o vídeo com a professora e pesquisadora Maria Regina Maluf,
que fala da perspectiva da alfabetização
e psicologia cognitiva da leitura para complementar essa leitura!
Muito
obrigados e até a próxima!
Rosângela Gabriel http://www.unisc.br/portal/images/stories/mestrado/letras/coloquios/ii/compreensao_leitura_enquanto_processo_cognitivo.pdf
Vídeo
com Maria Regina Maluf
REFERÊNCIA
SOUZA, Ana Cláudia de; RODRIGUES, Cássio. Aspectos do desenvolvimento e
do processamento cognitivo da leitura: uma perspectiva psicolingüística. ReVEL.
Vol. 6, n. 11, agosto de 2008. ISSN 1678- 8931 [www.revel.inf.br].
Exatamente, os Aspectos do Processamento Cognitivo da Leitura tem uma ligação deveras interessante com a Linguística Textual tratada por FÁVERO, KOCH E ATÉ MESMO MARCUSCHI.
ResponderExcluirGrupo- TOTALIDADE TEXTUAL.
Todos nós sabemos acerca da leitura, da importância da mesma, desenvolver esses tipos de técnicas para um melhor aproveitamento da leitura, é oque muitos estudiosos fazem, pois dessa maneira sua leitura será de maior qualidade. O conhecimento prévio do assunto é uma maneira de tornar a leitura mais fácil de interpretar, como conseguimos esse conhecimento prévio ? lendo, lendo muito.
ResponderExcluirpor: conjunTÃO ANTInominal.
A leitura e linguagem é muito importante, de igual modo os conhecimentos também o são, todos esses elementos são necessários para a construção de sentido e interpretação. Sem eles a interação humana torna-se impossível.
ResponderExcluirPor: Renata Batista Leite