segunda-feira, 23 de maio de 2016

ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO E DO PROCESSAMENTO COGNITIVO DA LEITURA: UMA PERSPECTIVA PSICOLINGUÍSTICA

Comentado por Teoria dos Letrados.

            Este artigo faz uma introdução aos fatores linguísticos e cognitivos envolvidos no processamento da leitura. Quanto aos fatores linguísticos, destacamos os seguintes níveis de processamento: fonológico, ortográfico, morfossintático, semântico e pragmático. No que tange ao processamento cognitivo, explicamos as estratégias mais proeminentes na literatura, como a ascendente (bottom up), a descendente (top down) e a integradora. Além disso, enfatizamos a estreita relação entre compreensão em leitura e memória, bem como o papel do conhecimento prévio e das características do texto na construção do conhecimento, como o fluxograma abaixo ilustra esse processo:

 

O artigo retrata como são as estratégias de leitura que são implementadas nas escolas atualmente. Como exemplo, o Brasil, além de ter muitos alunos que são ótimos para aprender uma matéria, ou simplesmente a começar a ler outros tem muita dificuldade no simples fato de começar a ler.

A porcentagem de analfabetos no Brasil caiu um pouco, mas ainda é algo que devemos nos preocupar, antes de finalizar fiz uma pesquisa e achei alguns dados da UNESCO interessante:

A UNESCO, organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, revela que cerca de 16% da população adulta mundial não sabe ler nem escrever, dois terços são mulheres. O Dia Internacional da Alfabetização foi assinalado a 8 de setembro. No nosso país, há sinais de melhorias: 52,4% dos jovens dos 15 aos 24 anos afirmam que a leitura é muito importante para a vida pessoal num inquérito feito em março deste ano, no âmbito da avaliação externa do Plano Nacional de Leitura (PNL). Em 2007, a percentagem era de 30,6%. Em cinco anos de existência, o PNL "ajudou a reforçar as competências de leitura" e agora quase 99% dos professores garantem que os seus alunos leem mais”. Sendo assim o analfabetismo, falta de leitura e desinteresse das pessoas na leitura é algo de se preocupar, não deixando nossa media aumentar e sim extinguir.

Sobre a leitura pode-se ressaltar que é um processo flexível e ativo e que seu objetivo pode mudar de acordo com o propósito do leitor, com suas vivências cotidianas, com conceitos prévios, com o gênero discursivo, com a informação veiculada, com o interesse e as condições emocionais do leitor. Devido a esses aspectos um texto fica mais propício a ter pluralidade.

Então, a leitura e a linguagem, compreendidas como lugar de interação humana e social, constituirão a si e ao sujeito não um conjunto de códigos e normas irrevogáveis, mas um trabalho social e sempre em curso. Portanto, se a aprendizagem da leitura quiser evoluir para o desenvolvimento do sujeito, seu aqui e agora tem de ser respeitado e valorizado. Seus conhecimentos prévios de mundo e de linguagem devem ser vistos não como síntese do passado, mas como proposta de contribuição para leituras futuras.

Há diversos modos de aprender, o que mostra a singularidade dos indivíduos- leitores. Além das leituras verbais, as quais são predominantes no ensino escolar, há outras formas de leituras tais como; música, artes visuais, cinema, quadrinhos, fotografia.  Por isso as instituições formais devem ampliar as formas de aprendizagem ao invés de massificá-las, pois formar um leitor crítico e autônomo nos dias de hoje, considerando o acesso quase ilimitado de textos, é algo mais do que necessário.
Complementando...
Indicamos o artigo de Rosângela Gabriel que trata sobre a compreensão da leitura enquanto processo cognitivo e também, o vídeo com a professora e pesquisadora Maria Regina Maluf, que fala da perspectiva da alfabetização e psicologia cognitiva da leitura para complementar essa leitura!

 Muito obrigados e até a próxima! 

Vídeo com Maria Regina Maluf 

REFERÊNCIA
SOUZA, Ana Cláudia de; RODRIGUES, Cássio. Aspectos do desenvolvimento e do processamento cognitivo da leitura: uma perspectiva psicolingüística. ReVEL. Vol. 6, n. 11, agosto de 2008. ISSN 1678- 8931 [www.revel.inf.br].

3 comentários:

  1. Exatamente, os Aspectos do Processamento Cognitivo da Leitura tem uma ligação deveras interessante com a Linguística Textual tratada por FÁVERO, KOCH E ATÉ MESMO MARCUSCHI.

    Grupo- TOTALIDADE TEXTUAL.

    ResponderExcluir
  2. Todos nós sabemos acerca da leitura, da importância da mesma, desenvolver esses tipos de técnicas para um melhor aproveitamento da leitura, é oque muitos estudiosos fazem, pois dessa maneira sua leitura será de maior qualidade. O conhecimento prévio do assunto é uma maneira de tornar a leitura mais fácil de interpretar, como conseguimos esse conhecimento prévio ? lendo, lendo muito.
    por: conjunTÃO ANTInominal.

    ResponderExcluir
  3. A leitura e linguagem é muito importante, de igual modo os conhecimentos também o são, todos esses elementos são necessários para a construção de sentido e interpretação. Sem eles a interação humana torna-se impossível.

    Por: Renata Batista Leite

    ResponderExcluir