quarta-feira, 25 de maio de 2016

IMPORTÂNCIA DA LEITURA COMO FONTE DE CONHECIMENTO E PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE


  • Leitura, linguagem , língua e suas funções. 
  • A leitura esta presente no cotidiano desde os primórdios da vida; desenhos rupestres, sinais de quem não possuía uma linguagem verbal, para quem via e entendia, aquilo era uma leitura.                                           Imagem 
O ato de ler em si não se aplica apenas a um amontoado de letras com algum sentido, a leitura compreende em: transmissão de ideias, códigos a serem decifrados. 
Um quadro, um gesto ou um nada podem ser uma leitura, uma forma de comunicação. 
Todo o lugar em que se tem uma necessidade de comunicação existe uma linguagem. Mas para compreender melhor a linguagem é necessário que vejamos ,primeiramente, o que é comunicação. 
A comunicação implica em participação, necessidade de troca de informações, interação entre elementos e a linguagem entra na forma em que a comunicação será expressa, por meio de palavras, gestos, imagens etc. A diferença principal entre linguagem e comunicação é : a linguagem é o meio de comunicação e a língua é o meio pela qual essa será expressa. A comunicação pode ser universal, já que por meio de diferentes recursos pode-se compreende-la, língua não, já que para tanto, é necessário que haja certo conhecimento sobre aquilo que, saber decodificar a língua presente. Este fato explica o por que se aprende uma língua através da linguagem. 
A linguagem é o produto das pratica sociais de determinada cultura e se adapta as necessidades do comunicador. Pode-se dividi-la em duas: verbal e não verbal. 
Linguagem verbal é a comunicação através das palavras, dela se origina a língua e através dela é passado o conhecimento escrito, literário.
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Linguagem não verbal é a comunicação estabelecida através de tudo aquilo que não faz parte do verbal, portanto: imagens, sons, desenhos, gestos, e esta por não seguir padrões específicos e depender de de contextualização é uma forma universal de comunicação. 
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  Comunicar-se implica em adaptar-se ao seu receptor, diferentes línguas não podem ser compreendidas quando um falante pertence a uma e o receptor pertence a outra. Uma mesma língua também pode ter suas diferenças dentro do próprio grupo de falantes, nesse contexto encontramos as variações linguísticas. 
  A linguagem formal e a informal entram como um divisor de aguas, tendo em vista que hoje, a diferença entre ambas é tão grande que, certos casos uma é empregada como se fosse a outra. 
  A linguagem formal entra com sua forma padrão e a informal, como a coloquial, a usual, mais presente no dia a dia.  
  Para acentuar essas diferenças são encontrados pontos marcantes com relação a variações linguísticas como: diferenças regionais- que acentuam o sotaque, muito perceptível para certos grupos-, diferenças entre classes sociais e grupos socias - que difere no conhecimento intelectual e no conhecimento de mundo, podendo ser uma linguagem mais rica, ou mais simples e se adaptar ao grupo pertencente- ,faixa etária- adaptação ao grupo etário que está presente- e sexo- que varia visivelmente entre homens e mulheres ,principalmente-. 
  Podemos concluir que a linguagem é múltipla, a partir da combinação de seucódigos e se adapta ao tempo e espaço, promovendo uma constante mudança. 


                                    Coesão e coerência 
Coesão equivale à relação entre as palavras, entre as frases, enfim, entre as partes de um texto. 
equivale à relação entre as palavras, entre as frases, enfim, entre as partes de um texto. 
Recursos que garantem a coesão:  
Por referência: 
 Os pronomes, advérbios e os artigos são os elementos de coesão que proporcionam a unidade do texto. 
 "O Presidente foi a Portugal em visita. Em Portugal o presidente recebeu várias homenagens."(sem coesão) 
 "O Presidente foi a Portugal. Lá, ele foi homenageado." Os termos “Lá”(advérbio) e “ele” (pronome)referem-se a Portugal e Presidente tornando o texto coeso.  
Por elipse: 
 Quando se omite um termo a fim de evitar sua repetição.  
"O Presidente foi a Portugal. Lá, foi homenageado." 
 Por substituição: 
 É usada para abreviar sentenças inteiras, substituindo-as por uma expressão com significado equivalente. 
 "O presidente viajou para Portugal nesta semana e o ministro dos Esportes o fez também." A expressão “o fez também” retoma a sentença “viajou para Portugal”. 
Quando falamos em Coerência, falamos da significação do texto, e não mais dos elementos estruturais que o compõem. 
Um texto pode ser coeso, porém incoerente como o exemplo abaixo: 
“As ruas estão molhadas porque não choveu” 
Ou seja, a coesão é a conexão harmoniosa entre as partes do texto e A COERÊNCIA é a relação lógica entre as ideias 



                                                  Tipos Textuais 

Descrição: 
   O texto descritivo é feito a partir de um observador, que descreve o mundo real, pessoas, objetos e lugares (visão objetiva) ou de forma afetiva, emocional (visão subjetiva). A descritiva tem forma estática e por tanto não ocorrem  transformações como na narrativa. 
Narrativo: 
   O texto narrativo é a forma mais comumente usada para a transmissão de informações, conhecimentos e memórias.    As narrações são textos dinâmicos, com transformações de estado, espaço e tempo por meio do encadeamento de ações durante o desenvolvimento do texto (enredo), que é seguido pelo desfecho que finaliza a historia e em alguns casos pode haver uma moral. 
Personagens (apresentação) > problema  (conflito geral) > busca pela solução (clímax) >  
resolução do problema (desfecho) > moral. 
  
                                                                                Descritivo – Narrativo 
 " Quando as pessoas não sabem falar ou escrever adequadamente sua língua, surgem homens decididos a falar por elas e não para elas." ( Wendell Johnson) 
 Todo texto dissertativo é também um texto argumentativo, o que não significa que toda argumentação seja também uma dissertação, já que em outros tipos textuais podem conter argumentações, pois o texto argumentativo visa apresentar as intenções do sujeito e persuadir o receptor, com base em uma preposição  apresentada e defendida no texto. Os argumentos que são usados para convencer ou persuadir podem ter uma base fatídica ou retórica (valores e crenças). 
Dissertação (Forma) = Introdução > Desenvolvimento > Conclusão 



       A organização dos parágrafos: 
O QUE É UM PARÁGRAFO? 
  • Definido como extensão de uma margem em branco até um ponto final. 
        O mais Importante é que tenha SENTIDO 
Para se elaborar um texto precisa: 1) Planejamento. 
                                                        2) Roteiro em parágrafos. 
                                                         3) Esboço da estrutura. 
É importante salientar que não fórmula mágica para a organização dos parágrafos em um texto, o importante é que faça sentido, seja claro e que tenha coesão e seja coerente. 
Mas, fica a dica: 
  
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Complemento gramatical: 
O Uso do QUE  
             É um importante elemento coesivo. 
  • Introduz uma informação; 
  • Retornar termo anterior. 

A diferença dos porquês, (por que, porque, por quê, porquê) 
  
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O uso da vírgula: 
  1. Não se separa o sujeito do predicado, independentemente da extensão do sujeito. 
  1. A informação principal pode ser separada da informação complementar pela vírgula. 
  1. Termos acessórios, como o vocativo e o aposto, devem ser separados por vírgulas. 
  1. As expressões explicativas devem ser separadas por vírgulas. 
  1. Usa-se vírgula para isolar SIM ou NÃO que indicam respostas. 
  1. A vírgula pode indicar elipse (omissão de um termo) 
  1. Quando o adjunto adverbial é antecipado, usa-se vírgula para destacá-lo. 
  1. Em datas, a vírgula separa a expressão locativa. 
  1. Algumas conjunções, como as conclusivas e adversativas, são separadas por vírgulas 
  1. A vírgula separa orações intercaladas. 
  1. Usa-se vírgula para separar orações reduzidas (ou nas formas nominais: gerúndio, particípio ou infinitivo) 
  1. A vírgula é usada para separar orações subordinadas adverbiais. 


ImagemQUANDO A VIRGULA É PROÍBIDA!  
   
ENTRE SUJEITO E PREDICADO. 


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                     QUANDO A VIRGULA É OBRIGATÓRIA   
  
  • Depois de orações adverbiais antepostas
  • Antes do que que introduz oração explicativa 
  • Quando há elipse do verbo 
  • Para separar conjunções contíguas 
  • Antes de mas (com sentido de porém), porém, contudo, entretanto, todavia, portanto, por isso etc. 
  • Antes de e que introduza oração de sujeito diferente do da anterior, se, sem a vírgula, houver a possibilidade de entender o sujeito da segunda oração como complemento do verbo da primeira. 
  • Para separar adjuntos adverbiais de natureza diferente 


Agradecemos a leitura.
por: Amantes de Letras

9 comentários:

  1. A leitura, assim como a fala, é indispensavelmente importante, visto que sem ela, no mundo globalizado seria difícil o entendimento entre os indivíduos. A leitura está nos mais diversos meios de comunicação entre as pessoas pois pode ser feita em quase todos os elementos que estão ao nosso redor hoje em dia. Desde uma peça teatral, uma performance de dança, um concerto, uma obra de arte e até mesmo a leitura de coisas escritas, que acaba sendo a mais comum e necessária.
    Dado esses fatos, chegamos a conclusão de que, para um indivíduo estar inserido no mundo contemporâneo, a leitura deve ser uma ferramenta de suma importância.

    por: Amigos Letrados.

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  4. Quando paramos para pensar que a leitura vai além da simples decodificação. Percebemos o quanto se faz necessário o domínio dessa prática, não apenas da leitura, mais também, a escrita. Para o indivíduo poder compreender o que ler e ser bem compreendido ao redigir, precisa ter os conhecimentos básicos que foram muito bem expostos post. Aquele que não conseguir alcançar este conhecimento, apresentará muitas dificuldades em diversas situações sociais.

    por: ConjunTÃO ANTInominal

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  5. Pelo um ponto de vista a leitura nos trás varias oportunidades abrindo varias portas, com a leitura posso adquirir conhecimento e redigir textos com bons conteúdos, posso dialogar com outras pessoas podendo me expressar corretamente e a pessoa entender a mensagem que eu queria passar para ela.
    Sendo assim tudo tem como base a leitura sendo muito importante.
    Por: Teoria dos Letrados

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  7. Quando falamos ou pensamos em leitura, percebemos que esta se relaciona a tudo que nos rodeia, tudo pode ser lido e compreendido, desde que o individuo faça a leitura corretamente, e para isso é necessário saber utilizar e entender os diferentes tipos de linguagem existentes, para que possa se comunicar e relacionar com a sociedade.

    Por: Renata Batista Leite

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  8. É interessante como a leitura veio até nós, de pensar que até enquanto crianças já adquirimos essa belíssima capacidade. É de extrema importância reconhecermos as atividades que proporcionam a boa leitura, a medida que percebemos que tudo se dá através dela. O glorioso conhecimento do qual estamos sempre à procura é encontrado na leitura, que muitas vezes vem aliada de grande prazer. Parabéns pelo texto, as informações são de grande utilidade.
    Por: Só-Letrados

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  9. A leitura é importante em nossas vidas,pois ela nos permite ser informados e que cresçamos o nosso entendimento e senso crítico, sem a leitura seriamos como cegos sem ver neste mundo onde a informação ocorre o tempo todo.A leitura é importante pois assim, podemos sempre aprender mais e nos tornar cidadãos completos.
    Por Xadiz

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