Relatório referente à aula com o tema : A importância da leitura como fonte de conhecimento e participação na sociedade.
Grupo : Só- LetrandoA leitura é fomentadora de conhecimento e é através dela que se dão a comunicação, a interpretação e a participação do homem na sociedade. Ao considerar esse leque de atividades cognitivas, nos encontramos em uma montanha russa de desafios à respeito da leitura. O ato de ler, que vai além das palavras, é capaz de analisar um simples olhar ou sorriso entre outros como a música, teatro, sinais de trânsito e até mesmo o silêncio.
Já dizia Ítalo Calvino que leitura nos aproxima de coisas que acabaram de tornar-se existentes e é em torno desse pensamento que conciliamos a leitura à pequenas dicas que nos foram ensinadas e sua importância para um melhor aproveitamento do conteúdo lido.
* É de suma importância que nunca se interrompa a leitura sem estar em um ponto fixo.
Mesmo que se depare com palavras desconhecidas, mesmo que uma parte esteja entediante, mesmo que chovam pedras. Quando você interrompe sua leitura em meio ao processo de recebimento de informações em que seu cérebro se encontra, você automaticamente perde o sentido do que estava lendo, pois as informações neles contida são contínuas e muitas vezes, mesmo que não reconheça uma palavra, as seguintes podem lhe distribuir tal significado. Que fique claro que isso não significa que você não deva procurá-las depois em um dicionário, até porque "A Curiosidade é o pavio na vela da aprendizagem." (Willian Arthur Ward 1948)
* Volte ao texto quantas vezes for necessário.
É comum que nós seres pensantes nos perdemos em meio à tantas informações, porém como leitores estrategistas naturalmente notamos esses momentos e não é nada vergonhoso retornar ao texto para uma compreensão ampla e satisfatória.
* Sempre procure a ideia defendida pelo autor e não deixe, que sua opinião sobre ela, prevaleça sobre a do autor.
O autor, assim como o leitor, possui estratégias que promovem o convencimento, o suspense, a pragmática das palavras, em busca de provocar a curiosidade de quem lê e analisa a leitura, mas deve se tomar extremos cuidados perante essas análises, pois o que deve permanecer no contexto final é o ponto de vista de quem escreve.
Ao usufruir dessa linguagem moderna presente na mídia tecnológica que domina o mundo de hoje, retiramos alguns conceitos aprendidos em função do nosso sistema linguístico, que se ramifica em dois termos essenciais: Linguagem verbal e Não-verbal. Verbalmente temos este relatório que utiliza palavras e elementos de coesão para sua concepção. Não verbalmente podemos lhe convidar à dançar por linguagens de sinais ou mímica, assim utilizando três grandes exemplos de comunicação em que não se faz uso de uma palavra sequer.
Essa linguagem múltipla e variável é aplicada socialmente em dois diferente modos. Em um deles cobra-se conhecimento amplo da gramática normativa, que é a responsável em ditar o que é certo e errado perante o uso da língua. A outra é conhecida como linguagem coloquial e além de ser a mais utilizada na forma oral, é a encarregada pelas gírias e outras variações decorrentes da vasta miscigenação presente em nosso país .
Finalmente, após todas essas informações, podemos dizer que tudo acontece ao redor da leitura, da interação entre o autor que nos incentiva, o texto que nos cativa e nós leitores que somos fundamentais para dar reconhecimento à tudo que é produzido concretamente (em forma de texto) ou não. Sem perceber nos tornamos leitores fluentes, capazes de perceber à importância em nos aproximarmos de nossa língua, de reconhecer suas metodologias cognitivas e assim adentramos um mundo novo, em que podemos criar e recriar, descobrir e imaginar, sem pressa, sem medo, lembrando sempre que: "A única forma de fazerem tudo aquilo que gostariam de fazer é através da leitura" (Tom Clancy)
Certamente a leitura é um dos maiores poderes que o individuo possui, pois é através dela que as pessoas podem conhecer o mundo em que vivem. Saber ler, indo além da simples decodificação da linguagem, faz com que cada leitor seja um potencial transformador social. Como o texto demonstra, a leitura além de trazer conhecimento, faz pensar. E pensar é o primeiro passo para transformar.
ResponderExcluirObviamente hoje em dia a leitura é uma das maiores especialidades que os seres humanos possuem, mas poucos têm a capacidade de se concentrar. É de suma importância que quando nós não entendemos o texto lido, voltemos quantas vezes forem preciso até entender o que foi dito ali.
ResponderExcluirFicou bem esclarecido e elaborado o texto. Muito bom.
Renata Ribeiro - ConjunTão ANTInominal
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA leitura é o ponto inicial para qualquer outra coisa, podendo transformar coisas pequenas em grandes aventuras, algumas redações em rios de conhecimento. Por isso se num texto não compreenderem muito bem a mensagem que o autor que passar devem ler novamente os textos para que captem aquela mensagem que o autor tenta se expressar e dando um nível de conhecimento maior ao indivíduo.
ResponderExcluirPor: Teoria dos Letrados
A leitura é essencial para obter o entendimento e conhecimento de algo ou alguém. Se um individuo não sabe ler e interpretar os diferentes tipos de linguagem que nos cercam, a interação desse com outros se tornara impossível, pois é necessário ler as diferentes linguagens que nos rodeiam e saber compreender para que se torne um membro participativo na sociedade em que vive.
ResponderExcluirPor: Renata Batista Leite
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA leitura é nossa principal fonte de conhecimento, ela expande nossos horizontes e nos conecta com outras pessoas, mas muito mais do que apenas ler, deve-se compreender o que se está lendo. Por esse motivo é tão importante lermos e relermos, pois em uma primeira leitura tem-se uma visão superficial do assunto tratado, já nas releituras conseguimos nos aprofundar e compreender cada vez mais o assunto.
ResponderExcluirPor: Amantes de Letras.