segunda-feira, 23 de maio de 2016

O TEXTO: CONSTRUÇÃO DE SENTIDO

RELATORIO

Renata Batista Leite

            

                De acordo com a visão teórica adotada por Koch neste texto, um objetivo pode ser alcançado de varias maneira, dependendo do autor. E o contexto de texto não é uma exceção.
              
                O texto pode ser o resultado da interação entre as pessoas, ao se comunicarem umas com as outras, suas mentes entendem processos, operações e fazem estratégias que são utilizadas quando estas interagem socialmente.
                 
                 Para entender totalmente o que um autor quer dizer em sua obra, é necessário que o leitor tenha conhecimento em varias áreas como; linguística (gramática); enciclopédico (mundo); ilocucional (intertextualidade, objetivo por trás); comunicacional (informações variadas, línguas diversas, culturas); metacomunicativo (explicações, resumos, correções, notas que vem no rodapé muito comum em livros) e o superestrutural (tipos de textos e suas estruturas).

                 
                 Portanto um texto existe a partir do momento que duas pessoas que se comunicam entre si, podem dar e  obter sentido ao que estão fazendo, falando, lendo, vendo entre outras coisa, enfim, quando elas são capazes de construir um determinado sentido para estas coisas.




KOCH, Ingedore G. V.  O texto e a construção dos sentidos. São Paulo, Contexto, 1999

4 comentários:

  1. Sem dúvida, o sentido de um texto só pode existir a partir da inter-relação entre o emissor e receptor de uma mensagem.
    O conhecimento prévio contribui de forma importante para esse desenvolvimento de sentido. Assim, é importante que ambos, emissor e receptor de determinada mensagem tenham o mesmo tipo de conhecimento para que não ocorra ruídos na comunicação e assim, o sentido possa ser plenamente construído.

    Amigos Letrados

    ResponderExcluir
  2. A construção de sentido da leitura é muito importante, pois se não entendemos o texto ele não tem utilidade e não consegue cumprir seu "objetivo" de informar/comunicar. E para a comunicação acontecer é necessário ter a inter-relação entre o emissor e o receptor de uma mensagem e além disso também é necessário certo conhecimento de mundo de ambas as partes.

    ConjunTão ANTInominal

    ResponderExcluir
  3. Um texto sem sentido não tem qualquer utilidade não importando com sua existência. Por isso a importância que um texto tenha um sentido e podendo transmitir alguma informação que a real função de um texto. Sendo assim para ter algum tipo de comunicação entre o autor e o leitor ou até mesmo entre duas pessoas, a fala ou a escrita tem que estar coerente e/ou coesa.

    Por: Teoria dos Letrados

    ResponderExcluir
  4. Nota-se que o entendimento de um texto provém da interação AUTOR>TEXTO<LEITOR, que são estrategistas, unidos de bases, pois partindo do pressuposto em que o autor coloca as informações de forma que o leitor não precise pesquisar a fundo fica claro que o leitor apenas com seu conhecimento de mundo compreenderá a lógica presente no texto.
    Por : Só-Letrados

    ResponderExcluir