RELATORIO
Renata Batista Leite
De acordo com a visão
teórica adotada por Koch neste texto, um objetivo pode ser alcançado de varias
maneira, dependendo do autor. E o contexto de texto não é uma exceção.
O texto pode ser o
resultado da interação entre as pessoas, ao se comunicarem umas com as outras,
suas mentes entendem processos, operações e fazem estratégias que são
utilizadas quando estas interagem socialmente.
Para entender
totalmente o que um autor quer dizer em sua obra, é necessário que o leitor
tenha conhecimento em varias áreas como; linguística (gramática); enciclopédico
(mundo); ilocucional (intertextualidade, objetivo por trás); comunicacional
(informações variadas, línguas diversas, culturas); metacomunicativo
(explicações, resumos, correções, notas que vem no rodapé muito comum em
livros) e o superestrutural (tipos de textos e suas estruturas).
Portanto um texto
existe a partir do momento que duas pessoas que se comunicam entre si, podem
dar e obter sentido ao que estão
fazendo, falando, lendo, vendo entre outras coisa, enfim, quando elas são
capazes de construir um determinado sentido para estas coisas.
KOCH, Ingedore G. V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo, Contexto, 1999
Sem dúvida, o sentido de um texto só pode existir a partir da inter-relação entre o emissor e receptor de uma mensagem.
ResponderExcluirO conhecimento prévio contribui de forma importante para esse desenvolvimento de sentido. Assim, é importante que ambos, emissor e receptor de determinada mensagem tenham o mesmo tipo de conhecimento para que não ocorra ruídos na comunicação e assim, o sentido possa ser plenamente construído.
Amigos Letrados
A construção de sentido da leitura é muito importante, pois se não entendemos o texto ele não tem utilidade e não consegue cumprir seu "objetivo" de informar/comunicar. E para a comunicação acontecer é necessário ter a inter-relação entre o emissor e o receptor de uma mensagem e além disso também é necessário certo conhecimento de mundo de ambas as partes.
ResponderExcluirConjunTão ANTInominal
Um texto sem sentido não tem qualquer utilidade não importando com sua existência. Por isso a importância que um texto tenha um sentido e podendo transmitir alguma informação que a real função de um texto. Sendo assim para ter algum tipo de comunicação entre o autor e o leitor ou até mesmo entre duas pessoas, a fala ou a escrita tem que estar coerente e/ou coesa.
ResponderExcluirPor: Teoria dos Letrados
Nota-se que o entendimento de um texto provém da interação AUTOR>TEXTO<LEITOR, que são estrategistas, unidos de bases, pois partindo do pressuposto em que o autor coloca as informações de forma que o leitor não precise pesquisar a fundo fica claro que o leitor apenas com seu conhecimento de mundo compreenderá a lógica presente no texto.
ResponderExcluirPor : Só-Letrados