quarta-feira, 25 de maio de 2016

O Texto: Construção de Sentidos

GRUPO: Quinta das letras.

O texto e a construção dos sentidos , conforme Ingedore Villaça Koch, está baseado em teorias sócio interacionais da linguagem, tem como escopo discutir as atividades discursivas existentes no processo de produção textual, considerando –o uma atividade interacional entre sujeitos com objetivos pré-determinados dentro de um contexto social específico.
Por este prisma podemos afirmar que textos são resultados da atividade verbal de indivíduos socialmente atuantes, que tem como missão alcançar um fim social.


Podemos dizer que o texto pode ser concebido como resultado parcial de nossa atividade comunicativa, a qual compreende processos, operações e estratégias que têm lugar na mente humana, e que são postos em ação em situações concretas de interação social. Constituída por: Produção textual, atividade consciente e interacional

O Processamento textual contribuem três sistemas de conhecimento:

*   Conhecimento Linguístico está na órbita do conhecimento gramatical e o lexical, neste sentido podemos afirmar que é a base para entender as frases o encadeamento das mesmas, e o significado do termo;

*      Conhecimento enciclopédico ou conhecimento de mundo, este sistema esta ligado a bagagem intelectual e cultural que o indivíduo mantém, ele utiliza esta ferramenta para compreender as questões que permeiam os fatores do processo de produção dos sentidos.

*      Sistema interacional,  nesta matéria avalia o conhecimento sobre as ações verbais, isto é, sobre as formas de “inte-ração” através da linguagem, verificamos aqui, os conhecimentos comunicacional, meta comunicativo, superestrutural, ilocucional e interacional que são  capazes de construir determinado sentido

A concepção de texto apresentada mostra que o sentido não está no texto; mas se constrói a partir dele no curso da interação, em um jogo de linguagem podemos assim dizer.

7 comentários:

  1. Para que haja compreensão do sentido de um texto, é imprescindível que se tenha um conhecimento prévio no campo linguístico, ou seja, o domínio da gramática, conhecimento enciclopédico, que nada mais é do que o que o leitor já vivenciou, e por último o conhecimento interacional que nos permite identificar um texto e seu gênero. O texto é elaborado para que ambos se comuniquem, escritor e leitor.

    por: Amigos Letrados.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, temos então como "pilares" para a construção de todo o sentido do texto os três aspectos mais do que básicos que de fato são os Conhecimentos Linguísticos, os Conhecimentos Enciclopédicos (Conhecimento de Mundo) e o Sistema Interacional. Todos trabalhando em conjunto para que possa existir uma relação entre o leitor e o texto.

    Grupo- TOTALIDADE TEXTUAL.

    ResponderExcluir
  3. "Post" muito interessante, uma vez que demonstra a visão de Koch a respeito do texto; que é semelhante à visão de outros estudiosos da língua também. A concepção de texto como aspecto sócio interacional em oposição a um mero aglomerado de palavras vistas apenas sob o âmbito formal é algo recente, inovador e construtivo. A partir desse princípio, várias questões como os aspectos cognitivos e interacionais começam a fazer parte da linguística, configurando o texto como algo complexo, mas ao mesmo tempo simples por estar presente no cotidiano de todos. Os conhecimentos necessários para a construção do sentido do texto (já comentados por outros grupos) merecem um estudo cada vez mais aprofundado. As charges colocadas para exemplificar os problemas decorrentes da falta de um desses conhecimentos foram bem escolhidas e muito benéficas à compreensão do "post" como um todo.

    Grupo: ConjunTão ANTInominal

    ResponderExcluir
  4. Temos a certeza que tudo se torna importante mas queremos salientar a parte do conhecimento enciclopédico, (nosso famoso conhecimento de mundo), porque se torna muito difícil captar o verdadeiro sentido de um texto, de uma comunicação se não se tem noção nenhuma do assunto, do que ele está querendo nos comunicar, então queremos deixar nossa contribuição e dizer que essa parte do post está bem colocada e é muito importante. Parabéns ao grupo!

    Por: Amantes de Letras

    ResponderExcluir
  5. Realmente é essencial estes três tipos de conhecimento linguístico, de mundo e de texto, para que possamos atribuir sentido a tudo que nos rodeia, sem eles até uma simples conversa torna-se difícil, a leitura de uma historia torna-se quase que impossível de dar sentido e compreender sem estes conhecimentos.

    Por: Renata Batista Leite

    ResponderExcluir
  6. De fato é importante reconhecer a ramificação da leitura, que provém de conhecimentos muitas vezes genéricos, mas que só se permite através desses mesmos conhecimentos, afinal, se as pessoas já não tivessem um saber enciclopédico quantas coisas pareceriam tolas e limitariam a leitura do mesmo, sem falar no conhecimento linguístico pois apenas uma palavra pode alterar o sentido de um frase. A interacionalidade ,na minha opinião, é a mais necessária nos dias atuais, levando em consideração a explosão de gírias que vieram com a era tecnológica. O texto é bem explicativo e as charges enriquecem-no .
    Por: Só-Letrados

    ResponderExcluir
  7. Para a construção de sentido de um texto é importante fazer o uso do conhecimento linguístico, enciclopédico e interacional e interligando os mesmos é possível alcançar a compreensão do texto.

    Por: Teoria dos Letrados

    ResponderExcluir