quarta-feira, 25 de maio de 2016

LINGUÍSTICA TEXTUAL.

GRUPO- TOTALIDADE TEXTUAL.


   Temos como Linguística textual um objeto de investigação, não sendo apenas uma palavra isolada, mas um texto de manifestação da linguagem escrita e falada. Observa-se que a Linguística Textual começou a ser traçada a partir da década de 60, que foram constituídas através do desenvolvimento de três linhas teóricas: ANÁLISE TRANSFRÁSTICA, GRAMÁTICAS DO TEXTO E TEORIAS DO TEXTO. As mesmas possuem em comum o texto como objeto, porém, o tratamento de uma para com a outra é que as diferem.
      Entendemos como Análise Transfrástica as regularidades existentes que vão além dos limites dos enunciados, que tem como escopo descrever os fenômenos sintático-semânticos, ou seja, estudar relações ocorrentes entre enunciados ou sequências de enunciados. A Análise Transfrástica ainda não considerava o texto como objeto de análise, sendo assim, os estudos partiam da frase para o texto. Já as Gramáticas do Texto visam superar as restrições dos fenômenos tratados pela Análise Transfrástica, que segundo as estudiosas FÁVERO e KOCH, havia algumas causas relevantes ao surgimento dado ao referido momento, tais quais: as lacunas das gramáticas de frase no tratamento de fenômenos como a conferencia, a pronominalização, a seleção dos artigos (definido e indefinido), a ordem das palavras no enunciado, à relação tópico-comentário, a entoação, as relações entre sentenças não ligadas por conjunções, à concordância dos tempos verbais e vários outros que só podem ser devidamente explicados em termos de texto e/ou com referências a um contexto situacional. Por último, mas não menos importante, temos as Teorias do Texto, que nos traz a compreensão além da noção de texto e a do contexto pragmático que consiste nas produções, recepções, e interpretações que estão ao redor e compõem o texto.
      Em suma, a linguística Textual tem contribuído significativamente com todo o seu escopo voltado para o texto e a construção de sentido do mesmo, solicitando então, grandes avanços nos campos das textualidades. O que um dia fora somente o estudo da frase, passou posteriormente por um estudo da gramática de texto, na tentativa de suprir algumas lacunas não preenchidas pela corrente estruturalista e gerativista; e logo em seguida, chegando aos conceitos dos textos, que por sua vez o define não mais como algo pronto e acabado, mas como um processo em construção. Em tal sentido, as contribuições tem sido ainda mais significantes, pois, hoje se temos conceitos mais globais, bem como dos gêneros textuais, gêneros do discurso e tipos de suportes dos gêneros textuais.


“... a Teoria ou Linguística do Texto vai intensificando o dialogo
que  já há como a Filosofia da Linguagem, a Psicologia Cognitiva
e  Social, a  Sociologia     Interpretativa,    a Etnometodologia,    a
Etnografia da Fala  e,  mais  recentemente,  interação  social  por
meio desse objeto  multifacetado  que  é  o  texto  –  fruto  de  um
processo extremamente  complexo  de  produção  de  linguagem,
que traz em seu bojo as marcas desse  processo  e, portanto,  as
pistas ou chaves para a sua decifração, no jogo de  produção  de
sentidos.” (KOCH p78 1997).




Agradecemos à sua visita e tempo e para a leitura!



REFERENCIA:


FÁVERO, L. L.; KOCH, I. G. V. Linguística Textual: uma introdução. 3º ed. São Paulo: Cortez, 2009.

6 comentários:

  1. "Post" bem elaborado que nos faz refletir acerca das diferentes concepções em relação ao texto existentes ao longo da história. Como é possível notar, as "Teorias do Texto" vêm sendo de grande valia para uma apreensão maior do sentido, do que está por "trás" do texto. O texto passa a ser considerado um fenômeno complexo a ser estudado, englobando, como bem aponta Koch, conhecimentos provenientes de outros ramos do saber. Deste modo, esperamos que os leitores, e principalmente os futuros professores empenhem-se em desenvolver as diversas habilidades necessárias à uma compreensão mais abrangente do texto. Habilidades essas que podem ser conhecidas, para posteriormente serem colocadas em prática, através do estudo das "Teorias do Texto ou Linguística do Texto".

    Grupo: ConjunTão ANTInominal

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  2. É possível afirmar que a linguística textual contribui significativamente tanto para o texto, quanto para a construção de seu sentido. Através de suas fases, percebemos grande evolução. O que antes era a investigação de uma frase, hoje tornou-se a investigação de um texto. É de suma importância salientar sobre a necessidade da coesão e coerência , onde coesão seria a ligação harmoniosa entre os parágrafos e a coerência, a lógica interna de um texto, onde as ideias explícitas em um texto jamais se contradigam, e sim, se completam.

    por: Amigos Letrados

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  3. Tudo que pode ser lido, interpretado, atribuído um sentido e compreendido é texto indiferentemente se é escrito ou falado. É tudo aquilo com que uma pessoa pode ser compreendida e através do qual pode compreender outro.É claro que pra cada tipo de texto e linguagem ha um estudo para que possam ser explicadas e entendidas, e um parte deste trabalho é através de linhas teóricas como as sitadas no "Post" em questão.

    Por: Renata Batista Leite

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  4. A linguística textual é a base fundamental para o leitor compreender o texto e assim obter conhecimentos leitura após leitura.

    Por: Teoria dos Letrados

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