GRUPO-
TOTALIDADE TEXTUAL.
Temos como Linguística textual um objeto de investigação, não sendo apenas uma palavra isolada, mas
um texto de manifestação da linguagem escrita e falada. Observa-se que a Linguística
Textual começou a ser traçada a partir da década de 60, que foram constituídas
através do desenvolvimento de três linhas teóricas: ANÁLISE TRANSFRÁSTICA, GRAMÁTICAS
DO TEXTO E TEORIAS DO TEXTO. As mesmas possuem em comum o texto como objeto,
porém, o tratamento de uma para com a outra é que as diferem.
Entendemos
como Análise Transfrástica as regularidades existentes que vão além dos limites
dos enunciados, que tem como escopo descrever os fenômenos
sintático-semânticos, ou seja, estudar relações ocorrentes entre enunciados ou
sequências de enunciados. A Análise Transfrástica ainda não considerava o texto
como objeto de análise, sendo assim, os estudos partiam da frase para o texto. Já as Gramáticas do Texto
visam superar as restrições dos fenômenos tratados pela Análise Transfrástica,
que segundo as estudiosas FÁVERO e KOCH, havia algumas causas relevantes ao
surgimento dado ao referido momento, tais quais: as lacunas das gramáticas de
frase no tratamento de fenômenos como a conferencia, a pronominalização, a
seleção dos artigos (definido e indefinido), a ordem das palavras no enunciado,
à relação tópico-comentário, a entoação, as relações entre sentenças não
ligadas por conjunções, à concordância dos tempos verbais e vários outros que
só podem ser devidamente explicados em termos de texto e/ou com referências a
um contexto situacional. Por último,
mas não menos importante, temos as Teorias do Texto, que nos traz a compreensão
além da noção de texto e a do contexto pragmático que consiste nas produções, recepções,
e interpretações que estão ao redor e compõem o texto.
Em suma, a
linguística Textual tem contribuído significativamente com todo o seu escopo
voltado para o texto e a construção de sentido do mesmo, solicitando então,
grandes avanços nos campos das textualidades. O que um dia fora somente o estudo
da frase, passou posteriormente por um estudo da gramática de texto, na
tentativa de suprir algumas lacunas não preenchidas pela corrente
estruturalista e gerativista; e logo em seguida, chegando aos conceitos dos
textos, que por sua vez o define não mais como algo pronto e acabado, mas como
um processo em construção. Em tal sentido, as contribuições tem sido ainda mais
significantes, pois, hoje se temos conceitos mais globais, bem como dos gêneros
textuais, gêneros do discurso e tipos de suportes dos gêneros textuais.
“... a Teoria ou Linguística
do Texto vai intensificando o dialogo
que já há como a Filosofia da Linguagem, a
Psicologia Cognitiva
e Social, a Sociologia
Interpretativa, a
Etnometodologia, a
Etnografia da Fala e, mais
recentemente, interação social por
meio desse objeto multifacetado que é o texto
– fruto de
um
processo extremamente complexo de produção de linguagem,
que traz em seu bojo as
marcas desse processo e, portanto, as
pistas ou chaves para a sua
decifração, no jogo de produção de
sentidos.” (KOCH p78 1997).
Agradecemos à sua visita e tempo e para a leitura!
REFERENCIA:
FÁVERO, L.
L.; KOCH, I. G. V. Linguística Textual: uma introdução. 3º ed. São Paulo: Cortez,
2009.
Excelente!
ResponderExcluirParabéns, pessoal.
ResponderExcluir:)
"Post" bem elaborado que nos faz refletir acerca das diferentes concepções em relação ao texto existentes ao longo da história. Como é possível notar, as "Teorias do Texto" vêm sendo de grande valia para uma apreensão maior do sentido, do que está por "trás" do texto. O texto passa a ser considerado um fenômeno complexo a ser estudado, englobando, como bem aponta Koch, conhecimentos provenientes de outros ramos do saber. Deste modo, esperamos que os leitores, e principalmente os futuros professores empenhem-se em desenvolver as diversas habilidades necessárias à uma compreensão mais abrangente do texto. Habilidades essas que podem ser conhecidas, para posteriormente serem colocadas em prática, através do estudo das "Teorias do Texto ou Linguística do Texto".
ResponderExcluirGrupo: ConjunTão ANTInominal
É possível afirmar que a linguística textual contribui significativamente tanto para o texto, quanto para a construção de seu sentido. Através de suas fases, percebemos grande evolução. O que antes era a investigação de uma frase, hoje tornou-se a investigação de um texto. É de suma importância salientar sobre a necessidade da coesão e coerência , onde coesão seria a ligação harmoniosa entre os parágrafos e a coerência, a lógica interna de um texto, onde as ideias explícitas em um texto jamais se contradigam, e sim, se completam.
ResponderExcluirpor: Amigos Letrados
Tudo que pode ser lido, interpretado, atribuído um sentido e compreendido é texto indiferentemente se é escrito ou falado. É tudo aquilo com que uma pessoa pode ser compreendida e através do qual pode compreender outro.É claro que pra cada tipo de texto e linguagem ha um estudo para que possam ser explicadas e entendidas, e um parte deste trabalho é através de linhas teóricas como as sitadas no "Post" em questão.
ResponderExcluirPor: Renata Batista Leite
A linguística textual é a base fundamental para o leitor compreender o texto e assim obter conhecimentos leitura após leitura.
ResponderExcluirPor: Teoria dos Letrados