(Pintura Independência ou Morte, 1888, por Pedro Américo) |
União das tecnologias com a literatura, trabalhando com o tema Romantismo.
A
cada obra lida, passando por cada fase deste movimento, percebemos que a arte
traz histórias tristes mas com grandes significados, são resultados das lutas
diárias enfrentadas pelos nossos antepassados, e você pode acreditar que um
amor não correspondido ou impossível não era a maior dificuldade que
enfrentavam, e se você ler o poema Minha
Desgraça (1853) do Brasileiro Alvares de Azevedo perceberá que as doenças
que dominavam a época era um dos maiores temas dos grandes escritores
romancistas.
Mas agora, após tantos temas tristes, pensando no termo pejorativo
ROMANTISMO (modo de ser do que é muito
sentimental, sonhador, desprovido de senso prático; romanesco.), você deve
estar se perguntando aonde é que encontramos a parte boa do tal sentimentalismo
exacerbado, a verdade é que até quando o tema amor é tomado pelos autores ele
dificilmente ganha um sentido feliz, é agora em que entra nossa maior sugestão
de leitura e você notará a inspiração para o nome do nosso grupo, talvez vocês
já conheçam tal poema, mas segue a dica pra quem ainda procura pelo grande
amor...O poema se chama Este Inferno de Amar (1853), e se após ler este poema você desistir da
busca pela cara metade, bom, pare de ler obras romancistas e vá atrás do
modernismo, pois Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa talvez possam te ajudar.
Finalmente, este trabalho tem como
objetivo principal trazer a literatura para o mundo das TICS de forma divertida
e descontraída. Nosso projeto seria o desenvolvimento de um concurso de poesias
românticas nas escolas, para alunos de Ensino Médio e Fundamental, claro que
com o auxílio do corpo docente, o assunto Romantismo deve ser visto
anteriormente pelos participantes, e o desempenho dos alunos no concurso deverá
contar como apoio para avaliação dos mesmos pelos professores. Também vimos no
concurso a oportunidade de espalhar a literatura nos ambientes virtuais tão
utilizados recentemente. Escolhemos o facebook, por ser a rede social mais
utilizadas pelos jovens e por contar com ferramentas de compartilhamento, tendo
em vista que a ideia é de espalhar o conhecimento. Assim, temos os
participantes e temos o ambiente a ser utilizado, agora veremos como o concurso
ocorrerá.- ⇾ A primeira fase é a da preparação, com a divulgação do projeto, escolha dos professores para coordenarem e ministrarem aulas sobre o período, com referências sobre as características romancistas, construção de regras pelos organizadores e a criação das obras. Tudo com um período determinado para finalização.
- ⇾ A segunda fase é a da instrução com criação de cadastros para quem não possui perfil na rede escolhida, com a postagem, que ocorrerá em uma página criada previamente e também com prazo limitado. A quarta fase é a de votação, novamente evidenciando o objetivo da proposta de mesclar conhecimento com as tecnologias de informação e tecnologia (TICS), fica definido como metodologia para eleição do vencedor uma somatória de pontos ganhos. Assim temos o valor de 1 ponto para cada curtida e o valor de 5 para cada compartilhamento.
- ⇾ A terceira fase é a da premiação e celebração, com a soma dos pontos e a e a eleição dos vencedores, fica a critério dos organizadores a sugestão para premiar e celebrar o encerramento do concurso, em que além de troféus e medalhas, recomenda-se livros sobre o tema Romantismo, para estimular a leitura.
"E assim como o operário não fará nem uma obra perfeita se não tem seus instrumentos, ou se mal sabe manejar os que possui, o escritor não atingirá nunca o belo da forma se se não tiver preparado de antemão com o estudo e o exercício do mais rebelde, do mais intratável de todos os instrumentos – a língua. – Instrumento, a arte, o engenho, eis as três condições essenciais: mas ao passo que o engenho vem de Deus – o instrumento e arte, isto é, o estudo da língua e os estilo, aquele mais ou menos completo, este mais ou menos aprazível e formoso, está ao alcance de qualquer de nós” (DIAS, 1959: 823s)
Por: Garrettilianos da educação.
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