sábado, 27 de maio de 2017

O USO DE TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DA LITERATURA



Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história. Bill Gates


"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história."




A tecnologia surge para facilitar a vida humana e seus afazeres, a partir do século XVIII com a Revolução Industrial e a ascensão do capitalismo. Tecnologias desenvolvem-se em um ritmo acelerado, até atingir aos dias contemporâneos onde vemos a tecnologia muito mais avançada. 



Assim, a sociedade cada vez mais se torna tecnológica, inclusive na educação que necessita de especialização de suas ciências. 



A rotina das crianças e dos adolescentes mudou muito nos dias atuais. O número de internautas entre 6 e 14 anos cresce a cada dia e esse público já constitui 12% da população online do Brasil, segundo pesquisa da Score.com.
Surge agora um novo questionamento quanto a cultura da fragmentação da internet, que deteriora a aprendizagem, pois ninguém mais lê textos longos. 


O interessante é refletir sobre o momento histórico importante que vivemos, com a necessidade de integração eficiente das áreas de educação e tecnologia. Deste modo, torna-se objetivo dos educadores aprender a utilizar esses recursos de forma inteligente no processo de ensino dessas crianças e adolescentes do século XXI.



" A tecnologia move o mundo."
Steve Jobs 


Quando se pensa no uso de tecnologias em Sala de Aula, vem à ideia de lousa digital, slides, vídeos, computadores (cedidos pela coordenação) dentre muitos outros. Entretanto, é possível perceber que não há grande interação entre o que esta sendo ensinado e o aluno. 

Com base nessas análises, decidiu-se por utilizar a plataforma de questionários que funcionam também como um jogo, chamado Kahoot, para entreter e ensinar os jovens sobre literatura.


Após todos os alunos conectarem seus smartphones, dará início as questões preparadas pelo próprio professor.


Nesse momento o aluno visualiza as questões no slide e em seu celular seleciona a cor que corresponde a resposta. 


Após todos os alunos selecionarem e o tempo expirar, o aplicativo gera um ranking de acertos e pontuações. 

Caso você queira acessar e criar seu próprio jogo ou participar dos já existentes para aplicar em sala de aula ou em um ambiente educativo, disponibilizamos o link a seguir:

https://kahoot.it/#/

Para jogar o jogo educativo criado por nós "Literatura Portuguesa - Realismo" o Game Pin é: 481427 

2 comentários:

  1. Estamos no início de um novo século, com ele, surgiram inúmeras questões concernentes às transformações sociais e culturais que estamos vivenciando. Principalmente, questões importantes para o entendimento do que significa fazer e ler literatura neste novo momento. A literatura, qualquer que seja o espaço em que ocorra, viabiliza-se através de um sistema semiótico (ou intersemiótico) perpassando por diversos níveis sígnicos (quer sejam eles visuais, sonoros, verbais e etc) e a abordagem que o grupo vez foi extremamente relevante e autêntica ao criarem o jogo. Parabéns!

    Grupo: Literatos Modernos.

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  2. Genial!
    O jogo traz além da busca pela literatura, também traz uma certa concorrência que pode ser muito eficiente no questão da busca pelo conhecimento, busca pelo conteúdo do jogo para obter mais pontuação.
    Penso que seria até interessante o professor utilizar isso como um incentivo, por exemplo, o grupo que obtiver mais ponto durante o jogo ganha um ponto na média, isso querendo ou não geraria o interesse pelo conteúdo, pois seria necessário estudo para conseguir ganhar os pontos no jogo.
    Parabéns.
    Por: Garrettilianos da educação

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