quarta-feira, 31 de maio de 2017

Eai galera, blz? td certo? 


Pode parecer estranho um blog de letras começar um post falando dessa forma, o "INTERNETÊS"!
Mas hoje podemos perceber que a melhor forma de atingir os adolescentes é focando em redes sociais, entre tantas como: facebook, Instagran, Twitter, blogger, etc...

E essa é nossa proposta de hoje! 

Para inserir nossa aula interativa, escolhemos o período Realismo/Parnasianismo em Portugal.

REALISMO tem como principais características:
Objetivismo, linguagem culta e direta, universalismo, herói problemático cheio de fraquezas, entre outras, sendo exaltando essa parte da realidade fidedigna. ou seja, as coisas como elas são.

PARNASIANISMO tem como principais características:
Objetividade no tratamento dos temas abordados. O escritor parnasiano trata os temas baseando na realidade, deixando de lado o subjetivismo e a emoção; valorização da metrificação: o mesmo número de sílabas poéticas é usado em cada verso; impessoalidade: a visão do escritor não interfere na abordagem dos fatos; entre outras.

Nesse contexto escolhemos um autor de grande colaboração poética, seu nome é:

Antônio Feijó



Feijó foi um poeta habitualmente ligado ao Parnasianismo, que era uma escola literária criada em 1850, essencialmente poética, contemporânea do Realismo-Naturalismo. A morte de sua mulher veio a influenciar Feijó a escrever com uma temática mais fúnebre, patente na sua Obra.
Principais Obras:
Transfigurações, 1862
Líricas e Bucólicas, 1884
Cancioneiro Chinês, 1890
Ilha dos Amores, 1897
Bailatas, 1907
Sol de Inverno, coletânea de poesias escritas 1915-1917, editada postumamente em 1922
Novas Bailatas, editada postumamente em 1926



Agora que sabemos um pouco sobre a escola e nosso autor escolhido vamos falar um pouco sobre nossa proposta.




Poesia em Rede


exemplo de rede social: Instagran

> Para início do projeto, serão dadas aulas sobre a escola literária (Realismo/ Parnasianismo), sobre o contexto histórico, autor escolhido e suas características para introdução do aluno no assunto.

> Após as aulas os alunos serão divididos em grupos de até cinco membros e terão algumas aulas no laboratório de informática, para que sejam feitas pesquisas esclarecedoras sobre o autor e suas obras.

> O grupo deve escolher uma poesia, para declama-la e gravar, o vídeo deverá ser postado em uma rede social de escolha dos membros
.
exemplo de rede social: Facebook
> Ou devem escrever uma pequena e simples poesia, adotando as características do autor e da escola literária, assim como o vídeo a poesia deverá ser compartilhada em uma rede social, por todos os alunos do grupo.

> O intuito é que videos postados na internet, quando bons, costumam ser virais, seria uma forma de expandir e mostrar aos leitores e seguidores de redes sociais, que a literatura pode ser compartilhada e apreciada em qualquer lugar a qualquer momento, seja por um livro, computador ou celular. 

>E principalmente atingir mais jovens e adolescentes, lembrando que a literatura é super cobrada em vestibulares, seria uma forma de estudar de uma maneira dinâmica e divertida!



Grupo: Lidiane, Luana, Wallison e Yasmin, 

Obrigado e até a próxima pessoal!

Um comentário:

  1. Ótima proposta, amigos!
    Acredito que, de fato, algo assim possa motivar muitos alunos a descobrirem a beleza da poesia.
    Por: Garrettilianos da educação

    ResponderExcluir