O ensino da Literatura e as novas tecnologia
O
cotidiano da sociedade denominada pós-moderna é marcado pela presença constante
das novas tecnologias. Os dispositivos que antes estavam fixos em escritórios e
em poucas residências, hoje, estão ao alcance das mãos, tanto dos profissionais
que utilizam esses dispositivos para efetuar transações importantes, como de
crianças que se comunicam em tempo real com outras ao redor do mundo numa
grande brincadeira virtual. Assim como as pessoas, os micros computadores móveis,
vão a todos os lugares e são as principais ferramentas de conexão pessoal e global.
Dentro
das escolas não é diferente, ainda que algumas instituições relutem em inserir
essas tecnologias na rotina da prática pedagógica. Os estudantes interagem com
as mídias durante grande parte de seu tempo, inclusive durante as aulas. Dessa
forma vem ocorrendo um nivelamento de conhecimento entre alunos e professores,
pois quando o professor sugere um tema para discussão, os alunos têm a
possibilidade de pesquisa instantânea o que enriquece a aula, momento em que o
docente pode atuar como mediador do aprendizado.
Algumas escolas (públicas e
privadas) vêm adotando plataformas online para o ensino de disciplinas como
matemática, inglês e Língua Portuguesa. Usando a tecnologia como aliada no
processo de aprendizagem. Os alunos sentem-se estimulados a concluir exercícios
que funcionam como jogos de vídeo game. Dessa forma, o aprendizado ocorre de
maneira natural, pois o aluno é agente do seu próprio aprendizado e não apenas
um depósito de informações.
Usando
a tecnologia como recurso pedagógico e direcionado seu uso para um melhor aproveitamento
dos conteúdos disponíveis é possível aliar as diversas ferramentas tecnológicas,
como por exemplo, notebooks, smartphones, internet e as redes sociais, ao
ensino da literatura, permitindo que o ensino seja contextualizado e prazeroso.
Amigos Letrados
Nenhum comentário:
Postar um comentário