quarta-feira, 31 de maio de 2017

Fernando Pessoa através da arte e da tecnologia

Olá, galera!

Neste post, vamos trazer um pouco da ideia de um projeto para ser realizado com os alunos do 1º ano do Ensino Médio, com o objetivo de aumentar o interesse deles pela literatura e para que se sintam mais motivados a entendê-la.

Nesse caso, o projeto proposto seria sobre o poeta modernista Fernando Pessoa. Algumas das obras dele abordavam o inconformismo e, entre outros assuntos, conflitos internos e questões sobre estar perdido dentro se si, sobre não reconhecer a si mesmo. Todas essas temáticas são questões universais que tocam todas as pessoas em volta do nosso planeta, por isso, os alunos se identificariam com autor se o professor (a) o abordasse de forma a captar a atenção do aluno.


A ideia é entender como um jovem de 15-16 anos enxerga um clássico literário e, por meio de seus interesses, fazê-lo se interessar por Fernando Pessoa e suas obras, de forma a alcançar uma maior compreensão deste.

Na busca por fazer com que os alunos atinjam essa compreensão, é importante unir o jovem com o clássico, o novo com velho, pois apesar do tempo, os ideais, as angustias e desejos ainda são os mesmos, apenas mudamos a forma como nos referirmos a eles. 

E quais seriam os meios de interesse dos jovens que poderiam ser usados para esse objetivo?

Enquanto poucos jovens e adolescentes são interessados por poesia, é seguro dizer que todos se interessam e usam as redes sociais, às vezes até mesmo de forma excessiva, sempre postando, compartilhando, curtindo e comentando sobre os mais diversos assuntos e notícias. Por isso, foi decidido usar o Facebook, a rede social mais renomada e popular, como meio de propagação dos projetos de interpretação dos poemas do poeta português Fernando Pessoa, criados pelos alunos e, também, como forma de manter os mesmos interessados e motivados, não apenas a concluir o projeto, mas também a descobrir e conhecer as obras de Pessoa e conhecer um pouco mais sobre a poesia e literatura portuguesa.


Dessa forma, para alcançar o objetivo de aumentar o interesse dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio pelo estudo da literatura, mais especificamente por Fernando Pessoa e suas obras, seria realizado um projeto artístico que englobaria a tecnologia, algo extremamente presente no mundo dos jovens, e a arte, um meio muito usado pelos jovens como forma de expressarem a si mesmos. 

Mas, como seria, na prática, a realização desse trabalho?

O professor (a) poderia dividir a sala em grupos. Cada grupo ficaria responsável por um poema de Fernando Pessoa e, em cima dele, os grupos criariam um vídeo fazendo uso de um meio artístico, como um curta cinematográfico, uma música, um conjunto de desenhos ou uma peça de teatro. Esse vídeo seria postado no facebook para ser avaliado pela professora.

No final, podemos concluir que entender aquilo que já se foi dito é uma busca pelo autoconhecimento, pois mesmo aquilo que não se diz nas nossas palavras significam através delas.

GRUPO: Diana, Chiara, João e Mariana 


Um comentário:

  1. Muitíssimo interessante a proposta do grupo em trazer um autor muito conhecido como Fernando Pessoa, de uma forma interativa, como seria incrível poder assistir uma peça teatral com base em poemas de Fernando Pessoa, ainda mais legal é poder ter o acesso pelo meio mais comum para todos nos dias de hoje que é o Facebook.
    Parabéns ao grupo!


    Por: Garrettilianos da educação

    ResponderExcluir