sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Aquisição da Linguagem

As teorias de aquisição
Grupo: Clube dos cinco

(Amanda, Diana, Diego, Leandro e Mariana) 

O processo de aquisição da linguagem não é um processo aleatório. Dessa forma, há diversas teorias que procuram responder como as línguas são adquiridas. Iremos traçar aqui alguns pontos que caracterizam algumas dessas teorias:
- EMPIRISMO:
As propostas empiristas são aquelas em que o conhecimento é derivado da experiência. No empirismo, a capacidade de formar associações entre estímulos ou entre estímulos e respostas é inato.
-BEHAVIORISMO:
Segundo a visão de Skinner (1957), há como controlar o comportamento verbal por meio de variáveis que o controlam (estímulo, resposta) e da especificação de como essas variáveis se interagem para formar uma resposta verbal particular. Segundo essa proposta, se essa resposta for reforçada positivamente, a tendência é que o comportamento se mantenha, porém, se a resposta for reforçada negativamente, a tendência é que o comportamento desapareça. Se não há nenhum reforço, o comportamento também tende a ser eliminado.
O behaviorismo considera somente os fatos observáveis da língua, sem preocupar-se com a existência de um componente estruturador, que trabalhe juntamente com os dados de uma experiência na construção da gramática de uma língua particular.
-CONEXIONISMO:
O conexionismo, diferentemente do behaviorismo, tentar analisar o que ocorre entre os dados de entrada e de saída no processo do aprendizado. Os modelos conexionistas tem por objetivo explicar os mecanismos que embasam o processamento mental, sendo a linguagem um desses processos.
As propostas conexionistas buscam a interação entre o organismo e o ambiente, assumindo a existência de um algoritmo de aprendizagem interno que permite o aprendizado por meio de experiências.
-RACIONALISMO:
Slobin (1985) observa que as teorias atuais assumem que, além das experiências, as crianças fazem uso de uma capacidade inata no processo de aquisição da linguagem.
Pode-se dizer que são duas as correntes inatistas: uma assume que o aprendizado da linguagem é independente da cognição e de outras formas de aprendizado (conhecida como hipótese gerativista ou inatista); e a outra assume que a linguagem é parte da cognição, ou que o mecanismo responsável pelo aprendizado da linguagem é também responsável por outras formas de aprendizado (são conhecidas como teorias cognitivistas, construtivistas).
-INTERACIONISMO:

Segundo Vygotsky (1962), o desenvolvimento da fala segue as mesmas leis de outras operações mentais.Os estudos de base interacionista apontam para o papel do adulto como aquele que cria a intenção comunicativa, como um facilitador no processo de aquisição.


3 comentários:

  1. A aquisição da linguagem é uma das mais importantes funções que ocorrem com o ser humano, as experiências foram válidas, pois ainda nos perguntamos como a lìngua é adquirida.

    Grupo: Linguistas do séc. XXI

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  2. Estamos de acordo com o gerativismo, que diz:" a competência linguística é inata", pois podemos ver casos de pessoas que ficaram tempos longe de alguma interação com alguma linguagem, mas logo que inserido em um ambiente com linguagem, é ativado a sua competência de aquisição de linguagem.

    Grupo: amigos letrados

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  3. Com certeza a Aquisição da Linguagem é um dos processos mais importantes pelo qual um individuo passa e por isso devemos levar em consideração todas as teorias aqui citadas.

    Grupo: Saussureando

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