As teorias de aquisição
Grupo: Clube dos cinco
(Amanda, Diana, Diego, Leandro e Mariana)
O processo de aquisição da
linguagem não é um processo aleatório. Dessa forma, há diversas teorias que
procuram responder como as línguas são adquiridas. Iremos traçar aqui alguns
pontos que caracterizam algumas dessas teorias:
- EMPIRISMO:
As propostas empiristas são
aquelas em que o conhecimento é derivado da experiência. No empirismo, a
capacidade de formar associações entre estímulos ou entre estímulos e respostas
é inato.
-BEHAVIORISMO:
Segundo a visão de Skinner
(1957), há como controlar o comportamento verbal por meio de variáveis que o
controlam (estímulo, resposta) e da especificação de como essas variáveis se
interagem para formar uma resposta verbal particular. Segundo essa proposta, se
essa resposta for reforçada positivamente, a tendência é que o comportamento se
mantenha, porém, se a resposta for reforçada negativamente, a tendência é que o
comportamento desapareça. Se não há nenhum reforço, o comportamento também
tende a ser eliminado.
O behaviorismo considera
somente os fatos observáveis da língua, sem preocupar-se com a existência de um
componente estruturador, que trabalhe juntamente com os dados de uma
experiência na construção da gramática de uma língua particular.
-CONEXIONISMO:
O conexionismo, diferentemente
do behaviorismo, tentar analisar o que ocorre entre os dados de entrada e de
saída no processo do aprendizado. Os modelos conexionistas tem por objetivo
explicar os mecanismos que embasam o processamento mental, sendo a linguagem um
desses processos.
As propostas conexionistas
buscam a interação entre o organismo e o ambiente, assumindo a existência de um
algoritmo de aprendizagem interno que permite o aprendizado por meio de
experiências.
-RACIONALISMO:
Slobin (1985) observa que as
teorias atuais assumem que, além das experiências, as crianças fazem uso de uma
capacidade inata no processo de aquisição da linguagem.
Pode-se dizer que são duas as
correntes inatistas: uma assume que o aprendizado da linguagem é independente
da cognição e de outras formas de aprendizado (conhecida como hipótese
gerativista ou inatista); e a outra assume que a linguagem é parte da cognição,
ou que o mecanismo responsável pelo aprendizado da linguagem é também
responsável por outras formas de aprendizado (são conhecidas como teorias cognitivistas,
construtivistas).
-INTERACIONISMO:
Segundo Vygotsky (1962), o
desenvolvimento da fala segue as mesmas leis de outras operações mentais.Os
estudos de base interacionista apontam para o papel do adulto como aquele que
cria a intenção comunicativa, como um facilitador no processo de aquisição.
A aquisição da linguagem é uma das mais importantes funções que ocorrem com o ser humano, as experiências foram válidas, pois ainda nos perguntamos como a lìngua é adquirida.
ResponderExcluirGrupo: Linguistas do séc. XXI
Estamos de acordo com o gerativismo, que diz:" a competência linguística é inata", pois podemos ver casos de pessoas que ficaram tempos longe de alguma interação com alguma linguagem, mas logo que inserido em um ambiente com linguagem, é ativado a sua competência de aquisição de linguagem.
ResponderExcluirGrupo: amigos letrados
Com certeza a Aquisição da Linguagem é um dos processos mais importantes pelo qual um individuo passa e por isso devemos levar em consideração todas as teorias aqui citadas.
ResponderExcluirGrupo: Saussureando