terça-feira, 22 de novembro de 2016

Ferdinand de Saussure e o Estruturalismo Europeu

Boa tarde pessoal!
Hoje vamos falar um pouquinho sobre esse cara que é considerado o Pai da Linguística, desejamos uma ótima leitura. 

Ferdinand de Saussure



Ferdinand de Saussure nascido em 1857 na cidade de Genebra na Suíça. Foi um linguista e filósofo responsável por tornar a linguística uma ciência, exerceu grandes influencias nos campos da teoria da literatura.
Saussure também estudou física e química mas continuou nos cursos de gramática grega e latina, em 1866 ingressou na sociedade linguística de Paris; 1874 passou a estudar sozinho sânscrito com base na gramática Franz Bopp; 1907 a 1910 ministrou três cursos de linguística na universidade de Genebra, em 1913 Saussure morre com 55 anos.
Em 1916, três anos após a sua morte, dois de seus alunos (Charles Bally e Albert Sechehaye) copilaram as anotações dos alunos que compareceram nos cursos ministrados por Saussure em Genebra e publicaram O Curso de Linguística Geral, livro que deu inicio a linguística como ciência.
Paralelamente ao trabalho teórico reunido no Curso, Saussure realizou entre 1906 e 1909 outro estudo que é chamado de Os Anagramas de Saussure
 

Dicotomias Saussureanas

Para Saussure o estudo da linguística era dividido em 4 dicotomias: língua e Fala ,significante e significado, sintagma e paradigma e diacronia e sincronia.


LÍNGUA (langue) x FALA (Parole)

Langue é definida como social, homogenia, composta por um sistema de signos e regras, ela
faz parte da coletividade, abstrata.
Parole é definida como pessoal, variável, é o uso concreto que cada individuo faz da Langue.
Para Saussure o objeto de estudo é a Langue.



SIGNIFICANTE X SIGNIFADO

Imagem acústica (significante) + conceito (significado) = Signo linguístico


Exemplo:  CADEIRA +  Assento ou banco para uma só pessoa, com costas e algumas vezes com braços.



PARADIGMA x SINTAGMA

Paradigma é o repertório de signos disponíveis para o falante de uma determinada língua, sendo o sintagma  a escolha que o falante faz na hora de elaborar sua fala.

O BOLA PENETROU NO REDE            = PARADIGMA

A PELOTA   ENTROU NA GOL


A BOLA ENTROU NO GOL                            = SINTAGMA



DIACRONIA x SINCRONIA

Abordagem Diacronia estuda a língua através do tempo, já a Sincrônica estuda a língua em
apenas um determinado momento.

Saussure priorizava a abordagem sincrônica.



O Estruturalismo Europeu

Iniciou-se com a publicação do Curso de Linguística Geral, de Saussure.
Tem base em dois princípios:

Principio estrutural: não se pode pensar em um elemento isoladamente, os mesmos só podem ser propriamente caracterizados a partir da organização global na qual se integram.
Princípio da autonomia: a língua como sistema de signos que se define exclusivamente por suas relações internas, ou seja, sem relação externa com outros movimentos.

O estruturalismo europeu é um projeto filosófico, que leva a linguística sincrônica como seu alicerce, como principais características tem a criação de signos linguísticos, a separação das dicotomias e trabalhos realizados na escola de Praga e Copenhague que tinham como objetivo estudar as ciências do som:
Fonética: ciência da origem produção de sons
Fonologia: ciência dos fonemas e suas características linguísticas

São levados em conta, também, os trabalhos escandinavos de Vinho Brondal e Louis Hjelmselv, que propagaram as ideias do estruturalismo.



*Esperamos que tenha sido uma leitura agradável, e até a próxima pessoal!!!
Grupo: Essa tal de linguística


Bibliografia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferdinand_de_Saussure
http://brasilescola.uol.com.br/biografia/ferdinand-de-saussure.htm
Livro: Introdução a Linguística – José Luiz Fiorin

6 comentários:

  1. O estudo da Linguística nos dias de hoje deve muito a esse grande estudioso que contribuiu de forma brilhante para que esse assunto se ganhasse status de ciência e tivesse papel relevante entre os acadêmicos.
    Grupo Amigos Letrados

    ResponderExcluir
  2. Os estudos de Saussure foram muito importantes para que a Linguística se tornasse uma ciência, contribuindo para que novos estudos e teorias se desenvolvessem a partir dele.

    Grupo: Linguisticamente falando.

    ResponderExcluir
  3. Ferdinand Saussure foi uma pessoa muito importante para a Linguística e seus estudos trouxeram muitas novidades na época. O pensamento de Saussure estimulou muitos dos questionamentos que comparecem na linguística do século XX.

    Grupo: SIA

    ResponderExcluir
  4. De fato, Saussure foi e sempre será o precursor, o pai da Linguística em todas as suas origens. Entramos em um grande questionamento acerca do quê, e em quê, ele poderia ter contribuído ainda mais se tivesse sido ele mesmo a escrever O Curso de Linguística Geral?

    Grupo: Gramálisticos

    ResponderExcluir
  5. Ferdinand Saussure e uma das importantes figuras para as descobertas do século XX, graças aos estudos hoje possuímos maior conhecimento da lìngua e da linguagem.

    Grupo: Linguistas do séc.XXI

    ResponderExcluir
  6. O texto acima especifica os estudos teóricos de Saussure com ênfase nas dicotomias que conceituam e organizam a aquisição da linguagem. O estudioso foi fundamentador da linguística como ciência e juntamente com outros autores evidenciou a importância em se descrever a língua independentemente se a mesma está prescrita na gramática normativa. O estruturalismo defende que não se deve cometer preconceito linguístico, pois todo fenômeno que ocorre no ato de comunicação é digno de observação e descrição. Parabéns pelo texto, que esta muito bem explicado e interativo.

    Grupo: Saussureando

    ResponderExcluir