Grupo SIA
Olá pessoal, tudo
bom?
Hoje vamos falar
sobre o ...
GERATIVISMO
A Teoria Gerativista foi
apresentada pelo linguista Noam Chomsky na década 1950. É considerado como o
nascimento da Linguística Gerativista o ano de 1957, quando foi publicado o
livro Estruturas Sintáticas de Noam Chomsky.
A teoria apresentada,
inicialmente foi uma resposta e recusa ao Behaviorismo, que caracterizava os
indivíduos como tábuas rasas, afirmando que os mesmos não nasciam com
capacidade para a linguagem. Para os Behavioristas, a linguagem era adquirida
apenas a partir da interação, assumindo caráter externo e social.
O Gerativismo defende que a
linguagem é uma capacidade inata a capacidade do ser humano falar e entender
uma língua se dá por um dispositivo inato, uma capacidade biológica.
A
fala de uma criança, não é mera repetição de algo que já foi dito, a criança é
capaz de criar sentenças inéditas. O Gerativismo trabalha com dois princípios,
a competência e o desempenho linguístico.
Capacidade inata: meio ambiente fornece modelos linguísticos para um sujeito
competente:
Para Chomsky, a
linguagem é adquirida a partir de um dispositivo inato inscrito na mente
humana, que é desencadeado a partir da exposição da criança aos modelos linguísticos
de sua comunidade. A linguagem, assim,
é uma dotação genética, específica da espécie. Essa abordagem é
conhecida como “inatismo”, pois a criança nasce dotada dessa capacidade
(Scarpa, 2001).
Competência e Desempenho (Performance): A teoria geral da linguagem de Chomsky, em seu momento inicial, se
apoiava na distinção entre competência e desempenho, ou competência e
performance. Por competência entende-se “o conhecimento do falante de um
sistema linguístico concebido como um conjunto de regras”. Desempenho significa
“o uso dessas regras observado no comportamento linguístico do falante nativo”.
(LYONS, 1982: 236). Trata-se de uma distinção entre conhecimento e uso da
linguagem muito importante na teoria, “sendo o conhecimento sempre muito maior
que sua manifestação”. (SCARPA, 2001: 208).
É importante sinalizar que a Gramática
Gerativa tem sua atuação, na descrição e estudo da competência. Sendo objeto de
estudo, as sentenças, na gramática comum a todas as línguas, existente na mente
humana.
Muito
obrigada e deixe seu comentário!
Até
;)
REFERÊNCIAS
CHOMSKY,
N. Novos Horizontes no Estudo da Linguagem. ”. In: DELTA: Documentação de
Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. vol.13, n.
especial, São Paulo: PUCSP/LAEL. Aug. 1997
ELGIN, S. H.Que
é linguística? Rio de Janeiro: Zahar, 1981
KATO, M. A.
Teoria Sintática: de uma perspectiva de" -ismos" para uma perspectiva
de "Programas”. In: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica
e Aplicada. vol.13, n.2, São Paulo:
PUCSP/LAEL. Aug. 1997
A proposta de Noam Chomsky foi inovadora, demonstrando que se pode estudar Linguística a partir de outros prismas. Embora alguns pensem que suas ideias são apenas opostas ao estruturalismo, nós pensamos que elas agregam no estudo dessa ciência.
ResponderExcluirGRUPO: AMIGOS LETRADOS
Chomsky é uma das maiores personalidades da nossa época, tanto na política quanto no campo das letras, nem todo conhecimento está perdido, ainda temos esperança.
ResponderExcluirGrupo: Linguistas do séc. XXI
Os estudos de Chomsky são muito relevantes, pois trouxeram novas formas de entender o desenvolvimento da língua, trazendo conceitos interessantes como a criatividade linguística.
ResponderExcluirGrupo: Linguisticamente falando.
A percepção proporcionada pelo gerativismo é algo de grande fascinação! A linguagem adquirida a partir de um dispositivo inato inscrito na mente humana, que se desencadeia a partir da exposição da criança aos modelos linguísticos, concluindo-se ser de uma dotação genética, é algo de grande importância e relevância na história da linguagem humana.
ResponderExcluirGrupo: Gramálisticos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO Gerativismo famoso pelo trabalho realizado por Noam Chomsky envolve-se diretamente com a aquisição da linguagem e defende sua inatividade, relatando a competência e o desempenho que cada ser humano possui para obter a capacidade de se comunicar. Essa teoria fundada em 1957 acredita que nascemos com um dom para linguagem. O texto acima relata perfeitamente essas teorias sintetizando esse modelo inovador proposto também por outros autores como Lyons e Scarpa. O tema proposto é esclarecedor para aprendermos a linguística.
ResponderExcluirGrupo: Saussureando