sexta-feira, 27 de maio de 2016

ASPECTOS LINGUÍSTICO E COGNITIVOS DA LEITURA

Postado por: Xadiz.

            Saber ler é muito importante, principalmente em sociedades letradas como a nossa, afinal nos deparamos com textos o tempo todo: nomes de ruas, livros, até as mensagens em redes sociais. Por esse motivo, quem não sabe ler acaba sendo excluído de muitas situações sociais.

Mas afinal... Como lemos?

            No processo de aprendizagem da leitura, temos duas fases: a primeira é quando aprendemos a decodificar e compreender palavras de uma língua, associando-as aos sons emitidos pelos nativos; a segunda, quando interpretamos o sentido dessas palavras. Ou seja, na primeira fase lemos letra por letra, sílaba por sílaba, palavra por palavra; enquanto na segunda aprendemos a compreender o sentido delas. Oliveira (2004) os define como "aprender a ler" e "ler para aprender", respectivamente. As pessoas que não conseguem compreender um texto ficam limitadas, sem autonomia.

            O primeiro tipo é muito comum nos primeiros anos de alfabetização, entretanto, ainda pode ocorrer quando nos deparamos com uma palavra desconhecida; seu lado negativo é que, quando chegamos ao final de uma palavra, já não lembramos seu começo.

            Ao passo que, no segundo, lemos a palavra completa, ao olhá-la rapidamente. Por isso, não importa se a palavra está fora de ordem, desde que sua primeira e última letras estejam no lugar correto, que provavelmente será lida de forma correta.

Para saber mais: Aspectos Linguísticos do Processamento da Leitura

            Quando falamos de fatores linguísticos, vários níveis de processamento podem ser destacados:

·         Fonológico: trata-se do sistema de sons de uma língua, como o encontro consonantal, por exemplo;

·         Ortográfico: codifica o sistema de representação de uma língua, relacionando-se fortemente ao nível fonológico;

·         Morfossintático: diz respeito à combinação de morfemas dentro de uma palavra e de palavras dentro de uma frase e de um texto;

·         Semântico: refere-se às propriedades do significado das línguas, como homonímia (palavras com a mesma pronúncia ou grafia, mas significados diferentes) e antonímia (relação entre palavras que possuem significados contrários);

·         Pragmático: relaciona-se à forma como as intenções são expressas em determinado contexto, podendo ganhar interpretações distintas dependendo dele, um exemplo é a ironia.

Aspectos Cognitivos da Leitura

A leitura acontece no cérebro, pois é ele que vai interpretar o que os olhos enxergaram; e nossa interpretação varia de acordo com nossas experiências, nossas vivências. Dessa forma, ela está relacionada à aprendizagem e aos conhecimentos de uma pessoa. Contudo, ainda há muito a se descobrir sobre esse assunto.

Tende-se a caracterizá-la através da integração de informações, grande parte, dependente do uso de estratégias, como:

Estratégia ascendente (bottom-up): o significado está no texto; a pessoa compreende o texto através da decodificação, geralmente aplicado quando não se tem um conhecimento sobre o assunto, quando o texto é difícil ou quando não se conhece o código;

Estratégia descendente (top-down): a interpretação se inicia na mente do leitor, que lê o texto para confirmar hipóteses que criou ao longo da leitura. Esta estratégia ressalta também a compreensão e o conhecimento prévio da pessoa que está lendo;

Estratégia integradora: A leitura hábil seria uma frequente integração entre os processos anteriores. Desta forma, o leitor compensa sua defasagem em determinado nível por meio de conhecimentos adquiridos a partir de outros níveis. Há uma interação entre leitor e texto e/ou integração de habilidades que são ativadas simultaneamente no processo da informação.

Portanto, com a junção desses passos (aspectos linguísticos e aspectos cognitivos), conseguimos uma maior facilidade na compreensão da leitura para poder passar adiante o que aprendemos.
 
Referência:
SIQUEIRA, Maity; ZIMMER, Márcia Cristina. Aspectos linguísticos e cognitivos da leitura. Revista de Letras, nº 28 – vol. ½ - jan/dez, 2016.

 

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Saber ler é muito importante, e saber utilizar as estratégias para leitura é de fato fundamental para o entendimento do sentido de cada texto.

    Por: ConjunTÃO ANTInominal

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  3. A capacidade da leitura pode ser desenvolvida por muitas pessoas mas poucos tem a habilidade de ler e entender o que está sendo dito. Para isso, temos estudos sobre o processo que fazemos quando estamos lendo e que por sinal, o grupo abordou muito bem.
    Nossos parabéns ao grupo.
    Por: Amigos Letrados.

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  4. A leitura e para todos, mas poucos são capazes dominar essa habilidade a UNESCO fez uma pesquisa que revela que cerca de 16% da população adulta mundial não sabe ler nem escrever, dois terços são mulheres. Isoo ainda tem que ser melhorado.
    Por: Teoria dos Letrados

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  5. Mais que saber ler, interpretar se torna essencial para quem quer adquirir conhecimento com a leitura. E realmente assim como o grupo sitou, realmente há uma discriminação com quem não sabe interpretar esses códigos, quem não sabe ler sofre preconceito, fica literalmente pra trás a margem da sociedade. o que antes não era tão necessário hoje em dia no mundo que vivemos se torna claramente necessário, temos como exemplo a tecnologia, quem não entende que ela chegou pra ficar, fica excluído de um conhecimento que está para todos, basta querer.

    Por: Amantes de letras

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  6. A leitura é essencial para obter o conhecimento de algo ou alguem, mas é necessário conhecer as ferramentas da linguagem para que possa por sua vez compreender o que se trata determinado texto, se não conhece os aspectos de uma linguagem não sera capaz de utilizá-la corretamente tornando por sua vez a compreensão impossível.

    Por: Renata Batista Leite

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  7. Nossos parabéns ao grupo pelo texto, que foi muito bem escrito e de forma extramamente didática! Precisamos que as pessoas não apenas leiam o que está escrito, mas que também saibam captar o que texto, seja ele visual ou verbal, quer dizer para assim consigamos formar pessoas com maior senso crítico.

    Por. Só-Letrando

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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